Quinze dos 26 estados que compõem o território brasileiro e mais o Distrito Federal (DF) já contam com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de GD (geração distribuída) em todos os seus respectivos municípios.
É o que aponta um levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Trata-se de um indicador que apenas reforça a expansão que a fonte vem registrando ao longo dos últimos anos junto aos consumidores de todo o país, uma vez que, em dezembro de 2021, eram somentesete o número de estados com 100% de seus municípios gerando energia por meio da GD solar.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, todos os estados contam com ao menos um sistema fotovoltaico de micro e minigeração distribuída conectados à rede de distribuição em todos os seus municípios.
No Sudeste, encontram-se localizadas 1.668 cidades entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto que no Centro-Oeste são 466 municípios em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Já no Nordeste, quatro dos nove estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco) já estão gerando energia por meio da GD solar em 100% de seus municípios, enquanto que na região Norte há, por enquanto, apenas dois estados (Rondônia e Tocantins) com conexões em todos as cidades.
Por sua vez, a região Sul é, no momento, a que mais se aproxima de também ter 100% de suas localidades com ao menos um sistema solar no segmento de micro e minigeração distribuída. Atualmente, só duas das 1.191 cidades da região não possuem conexões: Matos Costa e Balneário Rincão, ambas no estado de Santa Catarina.